11/05/2011

Direitos do consumidor

Terça-feira, 20h30, toca o telefone. Minha mãe atende e diz que é pra mim, pensando ser uma amiga. Eu atendo e pronto! Me encontraram de novo. Era do banco. Desta vez estavam me oferecendo um super cartão, cheio de vantagens, acúmulo de pontos, sem anuidade, nas funções débito e crédito, blá, blá, blá. Não prestei atenção. Ao terminar a ladainha, a moça me pergunta: “qual a melhor data de vencimento para a senhora?” Eu respondo: “não quero cartão moça. Mantenho a conta nesse banco por causa de um financiamento. Quando terminar de pagar, vou fechar a conta”. Ela não insistiu. Disse boa noite e desligou na minha cara. Antes assim do que ficar me segurando por mais dez minutos tentando me convencer de algo que já tenho opinião formada. Pronto, essa não me incomoda mais por um bom tempo. Por isso, acho melhor atender logo de uma vez, porque se mandar dizer que não estou, eles vão continuar tentando até me encontrar.

Sinceramente, tento ser o mais educada possível, porque a pessoa do outro lado não tem culpa do trabalho que tem que exercer para ganhar o pão de cada dia. Mas odeio telemarketing. Cartões, seguro de vida, títulos de capitalização, assinaturas de revistas, internet rápida, TV por assinatura, convênio funerário. Não quero nada disso. E quando eu quiser, eu ligo. Não precisam gastar tempo e dinheiro me incomodando.

Às vezes tenho vontade de aceitar tudo o que me oferecem por telefone só para ver o tamanho do arrombo que vou fazer em minhas finanças. Poderia escrever uma reportagem sobre o assunto depois. Mas é melhor não me atrever a fazer isso, senão posso passar um bom tempo recuperando o dinheiro perdido.

Mas vamos supor que você resolva adquirir um desses serviços, como fiz recentemente. E aí você descobre que foi enganado. Tente cancelar para ver se você consegue! Você não acha ninguém e quando acha a pessoa lhe encaminha pra outro, que manda pra outro e outro e você não consegue encontrar um cidadão que resolva o seu problema.

Paguei R$ 180,00 por dois meses de internet de uma operadora de celular. O problema é que eu nunca usei o serviço, pois me venderam a maravilha, mas não me avisaram que na região onde moro não tem sinal. Agora o técnico atestou que não tem como usar o aparelho em casa e, olha que beleza, vão cancelar o serviço sem me cobrar multa. E os R$ 180,00? Se eu quiser de volta, vou ter que recorrer ao Procon.

Quando meu celular foi roubado, fiquei uma hora no telefone, nervosa, tentando bloquear o número e o aparelho. Ao chegar na loja da operadora para comprar um aparelho novo, em 15 minutos saí de lá com o celular pago, um plano mensal selecionado e o número de volta, apto para fazer e receber ligações.

Até hoje recebo boletos de anuidade de um cartão de crédito que cancelei há quatro anos, após ajuda do Procon. O cartão foi quebrado e jogado no lixo, o banco foi avisado pelo Procon para não mandar mais cobrança e eles insistem em me lembrar do episódio todos os anos.

Assinaturas de revistas são quase impossíveis de se cancelar. Sempre aparecem com promoções e brindes para manter você como cliente.

Diante das duas situações ainda prefiro atender as ligações. Pior do que ser encontrado por alguém tentando lhe vender um produto é não encontrar alguém que lhe ajude a se livrar dele.

2 comentários:

FOTOS disse...

Nem fale! Pior que o telefone só toca em horários que você geralmente não pode atender por "n" motivos. Mas você sabe, sou curto e grosso. Acabo com a ladainha na hora... td bem que a pobre ou o pobre coitado estão trabalhando, mas eu já peço é pra falar com o gerente ou com o dono da boiada....

Anônimo disse...

Fabi, eu mataria qq funcionário da Itaucard que cruzasse meu caminho. Fui vítima de uma fraude das bravas, cancelei meus dois cartões e todos os meses eles me mandam fatura. Semana passada veio uma cobrança das compras fraudadas, gastei meia hora pra resolver isso. Aí hj chega um aviso que eu não paguei a fatura de abril, que não chegou na minha casa e, adivinhe, só continha as mesmas compras fraudadas. Todo mundo te enche de desculpas qdo vc liga, mas resolver que é bom... Tô muito desiludido e imaginando que vou ter que visitar o Procon mesmo.