É impressionante como as pessoas mais velhas não servem para nada. Vivem tentando nos ensinar alguma coisa; estão sempre se metendo onde não são chamadas; acham que o que viveram 50 anos atrás pode servir de lição ainda hoje. Coitados, eles não sabem nada sobre o nosso mundo. Mas temos que respeitá-los, pois eles estão no fim da vida. Logo, logo Deus leva.
Você já parou para ouvir as besteiras que as pessoas mais velhas dizem? Talvez não. Afinal, não temos tempo para coisas que não vão nos acrescentar nada. Pois deveríamos. É justamente por não termos tempo de ouvir os mais velhos que somos mesquinhos, arrogantes, egocêntricos e metidos. É por falta de ensinamento sobre a vida que desafiamos os limites, desrespeitamos as regras, nos achamos os donos da verdade, nos comportamos como se fôssemos imortais.
Todos nós precisamos de lições de vida, moral, boa conduta, sabedoria, humildade. São matérias que não se aprendem em nenhuma escola, muito menos na mais conceituada universidade de qualquer coisa do mundo. E não há dinheiro que pague esses ensinamentos. São tesouros que nós só descobrimos com os nossos pais, avós, com o senhorzinho da pracinha.
Os jovens de hoje, e eu me incluo neste meio, estão precisando de um choque de humanidade. Estão precisando aprender a viver com mais dignidade, honestidade, tolerância, respeito e, principalmente, humildade. Muitos acham que são os donos do mundo, mas não conseguem dominar nem o próprio caráter. Mudam de opinião como mudam de roupa e não conseguem sustentar um ideal. Agem de acordo com a conveniência.
Aqui vai uma dica para quem quer preencher o vazio da mente e da alma. Ouçam os mais velhos e aprendam com eles. Aqueles que estão fazendo hora extra na Terra possuem uma sabedoria capaz de nos fazer esquecer um pouco do nosso mundo e abrir os ouvidos e o coração para aquilo que realmente pode fazer a diferença em nossas vidas.
Hoje, assisti no GNT a reprise de uma entrevista de Marília Gabriela com o ex-vice-presidente, José Alencar, exibida no dia 08 de novembro de 2009. Foi uma aula de fé, de integridade, de honra e de humildade, virtude muito citada por ele durante a entrevista. Ao ser questionado sobre a sua insistente luta contra o câncer, Alencar disse: “Eu não tenho medo da morte. Eu tenho medo da desonra”. E continuou: “Se Deus quiser me levar, ele não precisa de câncer para me levar. Se ele não quiser me levar, não há câncer que me leve”. Nesta hora, me senti um ser humano que não merece o que tem.
Em outro trecho, Alencar comentava sobre a quantidade absurda de manifestações de carinho e de pessoas que oravam por ele em todo o país. “Peço a Deus que me dê humildade para que isso não me suba à cabeça e que eu não me sinta o tal”. E assim foi durante toda a entrevista. Levei um tapa na cara atrás do outro. E aprendi muito com esse senhor de quase 80 anos, no fim da vida, como costumamos dizer.
Deus decidiu levar José Alencar na última terça-feira, mas graças à tecnologia suas entrevistas e suas lições poderão se perpetuar por muitos e muitos anos. Quem sabe ainda possam ensinar muitos jovens a descerem do pedestal.
José Alencar encerrou a entrevista com mais uma lição, ao citar uma frase de Miguel de Cervantes. “A humildade é a mais importante de todas as virtudes. Tão importante que, sem ela, não há virtude que o seja”. Não há curso no mundo que me ensine o que eu aprendi com José Alencar.
Quem quiser aprender um pouco com ele, o Youtube está repleto de vídeos com suas aulas.
Um comentário:
Realmente José Alencar foi, para mim, o maior exemplo de garra, coragem, fé e humildade dos últimos tempos.
É extremamente emocionante ver a lição de vida desse guerreiro que foi levado exatamente no momendo em que DEUS quis.
Creio que DEUS o usou para deixar a nós todas essas lições. Todos esses anos na luta contra o cancer, tiveram um propósito na vida de Alencar, e na vida daqueles ouviram suas sábias palavras. Tenho certeza que através dele, nosso DEUS tocou muitas vidas, e continuará tocando através dos relatos.
Que DEUS o tenha, e que ele possa descansar num lugar muito melhor, depois te tanto que nos ensinou.
Lindo texto Fabi. Parabéns.
Bjos.
Ariane
Postar um comentário