14/04/2011

Ser tudo, menos humano

É incrível como muitos querem ser tudo, menos humanos. Uns acham que são Deus e acreditam que o mundo inteiro gira em torno de suas vontades. Outros optam por serem heróis, se julgam invencíveis e buscam poder a todo custo. Há ainda os que querem ser celebridades instantâneas e perdem a humildade, o bom senso e, em alguns casos, até a dignidade e o caráter só para aparecerem.

Conheço algumas pessoas que tentam ser a estátua do Cristo Redentor no Rio Janeiro e querem abraçar tudo. Embora Hitler já tenha partido dessa para pior há muito tempo, seus discípulos ainda habitam o planeta. São os que humilham, que impõem respeito à base de pancada, que pisam nas pessoas e que vendem até a alma para conseguirem o que querem.

Para quem pensa que overdose de políticos só existe em Brasília, é melhor olhar mais para os lados. Tem um monte deles convivendo conosco. São os que não se indispõem com ninguém, que prometem tudo para todos e a mesma coisa para vários e que, quando são pegos, tratam logo de arrumar uma desculpa para se safarem.

Nem os desenhos animados e os contos de fada escapam hoje em dia. O Pinóquio tem várias versões no mundo moderno. Se o nariz ainda crescesse a cada mentira, tem gente que não conseguiria dormir, porque a “napa” ficaria batendo no teto do quarto. As bruxas também ganharam seus modelos no século XXI. Agora elas disfarçam melhor. Não têm mais verruga no nariz, nem vassoura, mas estão sempre prontas para cozinhar alguém em seus caldeirões. Também tem muito lobo mau fantasiado de vovozinha, sapos que se disfarçam de príncipes e Avatares traidores.

O reino animal não poderia ficar de fora dessa. Tem gato em cima do muro; coruja à espreita; cobra pronta para dar o bote; raposa esperta e pavão se mostrando de qualquer jeito.

Está cada vez mais difícil encontrar um ser que queira ser humano. Porém, é muito fácil identificar quando se encontra um. Um humano que mereça ser chamado assim é educado, honesto e justo, acima de tudo. Um ser humano de verdade não se importa com a fama. Seu sucesso vem do seu trabalho e de suas atitudes e não da necessidade de se mostrar a todo custo e a qualquer momento.

Um ser humano trata outro ser humano com respeito, independente de sua cor, raça ou classe social. Não faz como muitos que chegam a tropeçar nas pessoas e continuam se recusando a cumprimentá-las. Um ser humano de verdade não consegue dormir em paz caso tenha cometido alguma injustiça. Também não vive de aparências e repudia a mentira e a falsidade. Seres humanos erram, sabem reconhecer seus erros e não se importam de pedir desculpas.

Seres humanos não precisam representar, simplesmente porque não têm que provar nada a ninguém. O resto do que vemos por aí são produtos falsos, exemplares estragados, personagens, imitações, desenhos animados, animais, portas... São tudo, menos humanos.

Nenhum comentário: