Outro dia, estava passando pelo corredor da empresa e ouvi dois profissionais furando uma parede. Ao terminarem, um olhou para o outro e disse: "Segurou?". O outro deu um sorriso e respondeu. "A gente finge que segurou".
Essa frase boba ficou na minha mente. O que será que a gente tanto finge ter segurado em nossa vida?
Fingimos que fizemos um bom trabalho. Fingimos que somos excelentes profissionais. Fingimos trabalhar quando não estamos com vontade. Fingimos que não estamos apaixonados por aquela pessoa. Fingimos que não ligamos para ofensas. Fingimos que não enxergamos mendigos nas ruas e gente pedindo esmola nos semáforos. Fingimos que estamos dormindo para não dar lugar à mulher grávida ou à senhora de idade em pé no ônibus. Fingimos que somos ecologicamente corretos. Fingimos que não percebemos que a moça do caixa nos voltou troco a mais. Fingimos que realmente nos importamos com as vítimas das enchentes e com os necessitados. Fingimos que não vimos o namorado da melhor amiga com outra. Fingimos gostar e fingimos não gostar também. Fingimos estar tudo bem quando o mundo está desabando sobre nossas cabeças.
Por que estamos sempre escondendo alguma coisa embaixo do tapete? Para que tanto fingimento? A quem queremos tanto enganar? Somos produtos pirateados de nós mesmos. Somos programados para viver de acordo com as convenções de uma sociedade que valoriza a mentira e o fingimento como formas de estarmos sempre bem diante das pessoas.
Ser verdadeiro e transparente é perigoso, não pega bem, as pessoas não gostam. Preferem viver em um universo de mentiras, de falsificações.
Se deixar de fingir é impossível para se viver em sociedade, cuidado com o que você finge ser e sentir. Pirataria é crime e a única pessoa que será presa pela falsificação é você.
3 comentários:
Significado de Fingir:
v.t. Simular para enganar; fantasiar, inventar: fingir alegria no sorriso.
V.pr. Dar-se ares de, aparentar, querer passar (pelo que não é): fingir-se de desinteressado.
Quando nos deparamos com o significado da palavra FINGIR, os piores são: querer passar (pelo que não é) e fingir alegria no sorriso.
Infelizmente o texto é a pura realidade. A todo temo fingimos algo, é totalmente inevitável fingir que não se importou com um acontecimento para salvar uma relação, fingir que gostou do posicionamento de um chefe para manter o emprego, fingir que tudo vai bem, quando na verdade seu interior está em pedaços.
Há uma frase que me marca muito: "Ser forte é sorrir quando se quer chorar". Isso é o fingimento escondido atrás de um sorriso sem emoção.
É triste saber que o ser humano é hipócrita, e que na maioria das vezes se convence de suas próprias mentiras.
Bjs,
Ariane
Mais uma vez eu digo, SEJA VOCÊ MESMO, DOA AQUEM DOER.
Quem te ama e gosta de verdade, te ama e te gosta pelo que você é, e não pelo que finge ser.
bjos bjos
Bom, acho que a letra da música diz tudo:
"Tira, a máscara que cobre o seu rosto
Se mostre e eu descubro se eu gosto
Do seu verdadeiro, jeito de ser
Ninguém merece ser só mais um bonitinho
Nem transparecer, consciente, inconsequente
Sem se preocupar em ser adulto ou criança
O importante é ser você
Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja bizarro, bizarro, bizarro
Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja..."
( Máscara // Pitty)
Bj e um forte abraço
Ariana Silva
Postar um comentário