01/05/2011

Amigos de verdade

A vida me ensinou, e ensina a cada dia que passa, que amigos de verdade - aqueles do dia a dia, com quem a gente pode contar sempre, o tempo todo - são poucos. No máximo cinco, segundo uma pesquisa que vi na revista Superinteressante. E se pararmos para pensar em quem são nossos amigos de verdade, realmente não fugiremos muito deste número.

Amigos de verdade nos aceitam como somos, compreendem nossas limitações, apontam nossos erros, valorizam nossas qualidades, discutem conosco as divergências, mas não nos abandonam nunca. Não deixam de nos ligar, de mandar mensagem, de mostrar que existem e que se preocupam conosco. Podemos até ficar um tempo sem nos ver, mas nunca ficamos sem nos falar.

Amigos de verdade são companheiros para todas as horas, puxam nossa orelha, cuidam da gente quando estamos bêbados, bebem com a gente quando estamos sofrendo, dão conselhos, contam piadas, pagam a conta quando estamos sem grana, nos acompanham em alguma aventura maluca, mesmo não gostando, só para nos verem felizes. Amigos de verdade não nos cobram companhia, muito menos favores.

Amigos de verdade são a família que nos permitiram escolher. São os irmãos que não tivemos. São os anjos da guarda que Deus nos enviou. Uma amiga uma vez me disse que quem tem amigos não precisa de terapeuta. Eu assino em baixo.
É importante que a gente sempre pare para pensar e avaliar quem são nossos amigos de verdade. Sempre acabamos riscando um monte de gente da lista. Se você não consegue fazer esta análise, não se preocupe. Na hora certa, você saberá quem realmente são seus amigos de verdade. E quando descobrir, não deixe de valorizá-los, e nunca coloque outras pessoas em seus lugares por nenhum motivo, por nenhum período. Você certamente irá se arrepender depois.

Amigos de verdade são raros hoje em dia. O que não faltam são pessoas que se aproximam de nós por interesses que só entendemos quando não correspondemos suas expectativas. Mais do que em qualquer outra situação, na amizade o que vale é a qualidade e não a quantidade. Cinco amigos de verdade valem por um batalhão de gente conhecida.

Um comentário:

Dri disse...

Fabi, querida!!

Existem tantas pessoas em nossas vidas. Mas ninguém se compara com as amigas de alma, aquelas que só Deus pode explicar pois foi ele mesmo que nos presenteou. Assino em baixo de tudo o que vc escreveu. E mesmo quando estamos com a síndrome da tristeza, da velhice, da falta de vontade, há sempre aquela amiga (que simplismente é aquela) que nos tira desse estado e nos faz sorrir de novo! A você, minha amiga! Meu muito obrigada! Hoje e sempre! bjos