02/02/2011

Espelho e travesseiro


Alguém pode me dizer qual é o limite entre o certo e o errado, o belo e o feio, o sensato e o sem noção, o normal e o ridículo? Quem dita as regras? Quem pode julgar? Quem tem o direito e o poder de nos apontar o dedo e nos condenar? As respostas estão no espelho e no travesseiro.

Se ao se olhar no espelho após um porre seguido de um vexame você se arrepender, é porque você foi ridículo.

Se ao colocar a cabeça no travesseiro após uma briga com o seu amor você não conseguir dormir, é porque, de alguma forma, você estava errado.

Somente quando você se depara consigo mesmo e com sua consciência é que você consegue entender e estabelecer os limites das coisas. E agradeça a Deus se você consegue fazer isso, porque muita gente não tem essa capacidade.

Tem gente que nunca fez um exame de consciência na vida, nunca pediu desculpas por uma ofensa, nunca ficou sem dormir por causa de uma discussão. À frente do espelho não enxerga nada além de seu próprio ego.

Pessoas assim não conhecem o sentido das coisas, não sabem porque vieram ao mundo e passam pela vida sem fazerem a diferença.

Você faz a diferença quando ouve um conselho, quando cede seu ombro a um amigo, quando pede desculpas, quando chora por um amor, quando ri das brincadeiras de uma criança. Você faz a diferença quando pensa menos em você e dedica um tempo ao outro, quando deixa de apontar o dedo no sentido acusatório e aponta no sentido "chamatório". "Vem aqui, vamos conversar!". Você faz a diferença quando ouve calado os absurdos vindos da boca de uma pessoa em fúria. Você faz a diferença quando não é indiferente.

O ser humano é uma criatura falha, cheia de defeitos, preconceitos, passados que condenam, atitudes que revelam, comportamentos que surpreendem. Mas se tem uma qualidade digna do ser humano é a capacidade de se arrepender, mudar e recomeçar. De tentar outra vez. De fazer a diferença.

Mas para isso é preciso saber o limite das coisas. É preciso ter equilíbrio. É preciso entender e valorizar a importância do espelho e do travesseiro.

3 comentários:

Dri disse...

Fabi,
Você faz a diferença!!
bjos!!

Anônimo disse...

Ótimo fabi!
Vc tem que colocar uma opção para que possamos 'tweetar' seus posts
Keijo

Thais disse...

Oi Fabi,
Hj eu e o paulo escutamos as moças la da astra falando do seu blog!!!
Vai ficar famosa....rs
como sempre, seus textos sao mto bons!!!
bjos