Algum dia você já parou para pensar na resposta desta pergunta? Algum dia você já se fez esta pergunta? Já parou para pensar no motivo da sua existência?
Em 2008, quando um professor do curso de pós-graduação fez esta pergunta para a minha turma, todos pararam o que estavam fazendo e começaram a pensar. A nossa lição para aquela semana era encontrar a resposta para esta pergunta. No início parecia simples, afinal todo mundo quer continuar vivo. Ou pelo menos todos que estavam ali. Mas o motivo para continuar vivendo é mais difícil de se encontrar.
Não estamos acostumados a pensar em nossas vidas. Porque corremos o tempo todo, trabalhamos demais, estudamos demais, cuidamos da aparência, compramos roupas, calçados, gastamos com baladas, com happy hours com os amigos, fazemos churrascos, viajamos, vamos ao cinema... Mas quase nunca paramos para pensar no motivo pelo qual estamos aqui, no motivo pelo qual as coisas acontecem em nossas vidas e por que nós queremos continuar vivos.
Alguns poderiam responder: "Ah! Porque eu amo a minha vida". Mas acabam se entregando à primeira doença, ao primeiro problema que surge. Outros podem falar: "Porque tenho uma missão a cumprir aqui na Terra". E passam a vida toda sem saber que missão é essa, e vivem por viver.
Se nós aprendêssemos a parar um pouco mais para pensar em nós, na nossa vida, na nossa existência e no porquê das coisas acontecerem naquele momento, daquele jeito e com tais consequências, com certeza seríamos mais felizes, menos frustrados, reclamaríamos menos, conquistaríamos mais objetivos.
Quantas pessoas foram salvas da queda do avião da TAM, em julho de 2007, em São Paulo, porque perderam o vôo ou trocaram o dia da viagem? Talvez no momento em que perdeu o vôo, o passageiro ficou revoltado, nervoso, pois não chegaria a tempo a um compromisso importantíssimo, por exemplo. Porém, com certeza, quando recebeu a notícia da queda do avião, deve ter agradecido a Deus e ficado com a sensação de "nasci de novo".
Se, muitas vezes, nos recusamos a entender e a aceitar coisas que acontecem em nossa vida contra a nossa vontade, como é que queremos estar preparados para descobrir o motivo pelo qual queremos continuar vivos?
Antes de responder a essa pergunta, precisamos aprender a entender que certos acontecimentos em nossa vida são necessários para que possamos conseguir algo que queremos. Que um fato ruim hoje pode ser fundamental para o algo bom de amanhã.
Só quando passarmos a compreender a nossa vida e o que acontece com ela é que teremos a resposta para o porquê de se querer continuar a viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário