“Ando devagar porque já tive pressa, e levo esse sorriso, porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, eu só levo a certeza de que muito pouco sei, ou nada sei.”
“Todo mundo ama um dia, todo mundo chora; um dia a gente chega, e no outro vai embora. Cada um de nós compõe a sua história. Cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz.”
Cada um que passa por nossa vida, não passa só. Todos trazem consigo uma bagagem de vida, uma história. São memórias, traumas, emoções, alegrias e tristezas vividas durante todo o período que passaram antes de passarem por nós.
Ninguém aparece em nossa frente novo em folha, pronto para aprender a viver como nós, segundo os nossos princípios. Por isso, temos que respeitar a personalidade e os defeitos de cada um. Julgar é fácil, condenar mais ainda. O difícil é aceitar e aprender a conviver com as diferenças. Está aí a grande vilã da história, a culpada pelo fim dos relacionamentos: a incapacidade de aceitar.
Os incapazes de aceitar os outros como eles são perdem seu tempo pensando em como mudar as pessoas e lamentando por elas não corresponderem as suas expectativas. São egoístas e mesquinhas.
Por isso, fica aqui um conselho. Ao se deparar com pessoas assim, aprenda com elas aquilo que você acha que tem que aprender, mude o que achar que deva mudar, e toque em frente.
Quem compõe a sua história é você mesmo. E só você carrega o dom de ser capaz de ser feliz.
Deixe espaço em sua mala para mais bagagem. Mas só acrescente aquilo que vá fazer diferença durante sua viagem. Caso contrário, o fardo pode ser muito mais pesado do que você é capaz de suportar.
E leve consigo a certeza de que você sabe muito pouco sobre a vida. Ou nada sabe. Afinal, o que é a vida senão uma caixinha de surpresas e uma eterna sala de aula.
Se você não conhece a música Tocando em Frente, de Almir Sater e Renato Teixeira, veja o vídeo abaixo e aprenda com ela. Se você já conhece, veja de novo e aprenda mais um pouco.
Um comentário:
Fabi! Eu AMO essa música. Seu texto como sempre, excelente. Entrar no seu blog já virou rotina pra mim.
Esse texto diz tudo. Recentemente ouvi que devo ser egoísta e pensar mais em mim do que nos outros, botar as expectativas em mim e não em quem está ao meu redor. No início fiquei questionando como fazer isso de forma que não afete minha relação com as pessoas, hoje, posso dizer que se importar primeiramente com vc e fazer as coisas que agrade si próprio é o melhor remédio. Estamos cercados de pessoas e podemos nos decepcionar muito dependendo do que esperamos (ou do que não esperamos) delas.
Respeitar, amar, auxiliar, entender e aceitar as diferenças, são dons que poucos sabem cultivar.
"Fazer um amigo é um dom, ter um amigo é uma graça, conservar um amigo é uma VIRTUDE".
Bjos e excelente semana!
Postar um comentário